Formação

Ano da Fé 




No dia 17 de Outubro de 2011 o Santo Padre divulgou a Carta Apostólica “Porta Fidei” (Porta da Fé) na qual proclamou o Ano da Fé. Este terá início neste ano, no próximo dia 11, data de comemoração dos cinquenta anos da abertura do Concílio Vaticano II e de vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, e encerará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, em 24 de Novembro de 2013.


Eficácia dos métodos naturais


Segundo estudos realizado pela Organização Mundial de Saúde, os métodos naturais de planejamento familiar demonstraram possuir uma ampla superioridade sobre os métodos artificiais (anticoncepcionais-abortivos) em diversos aspectos. Em tais estudos demonstrou-se que eram fáceis de aprender e de aplicar pela mulher qualquer que fosse seu nível cultural (ficou demonstrado que podem ser aprendidos e aplicados com sucesso até por mulheres carentes de instrução mínima), que eram aceitos com preferência em relação aos métodos artificiais e, o mais importante, mostraram-se sumamente eficazes em evitar gravidez. A todas estas vantagens acrescenta-se que por sua natureza respeitam a integridade e dignidade da pessoa humana sem lesar seus direitos
Um estudo multicéntrico, que abarcou cidades importantes de diferentes lugares do mundo e distantes entre (Auckland, Bangalore, Manila e El Salvador) demonstrou que 93% de mulheres férteis estava em condições de reconhecer e interpretar o momento de fertilidade desde seu primeiro ciclo menstrual (destaca que o grupo de El Salvador incluía 48% de analfabetas). O estudo conclui que as probabilidades de concepção nos períodos determinados como inférteis era de 0,004%, quer dizer, menos de meio por cento
Por meio de ecografia ovárica determinou-se que os sintomas do muco cervical identificam com precisão do momento da ovulação.As conclusões do estudo da Organização Mundial de Saúde sobre a eficácia do Método da Ovulação foram as seguintes:Em um estudo realizado em Calcutá, Índia, sobre a eficácia do Método de Ovulação, informou-se que de uma porcentagem perto de 0 (zero) sobre uma população total de 19.843 mulheres pobres e de diferentes crenças religiosas (57% hindus, 27% islâmicas, 21% cristãs).Em contrapartida, aponta que o índice de gravidez utilizando métodos artificiais para o controle da natalidade, varia desde 1% (pílulas combinadas estrógeno-progesterona) até 20-23% em usuárias de anticoncepcionais orais.
O estudo realizado entre cerca de 20.000 mulheres pobres em Calcutá, com uma porcentagem de gravidez perto de zero, complementado com outros estudos em países em vias de desenvolvimento, demonstram a efetividades do Planejamento Familiar com Métodos Naturais.A evidência mundial sugere que os métodos de controle natal, abstendo-se da relação sexual na fase fértil identificada pelos sintomas de ovulação, são equivalentes àqueles dos anticoncepcionais artificiais.Todas as mulheres, de qualquer nível cultural e educacional podem aprender a usar o método da observação do muco cervical para reconhecer quando ocorre a ovulação.
–o índice para o Método da Ovulação ou Billings é de 96.6% (Cf. American Journal of Obstretics and Gynecology, 1991).Comparando os dois métodos naturais mais seguros, os índices de efetividade são bastante pares (Cf. Dra. Zelmira Bottini de Rey, Dra. Marina Curriá, Instituto de Ética Biomédica, Curso de Planejamento familiar natural, Universidade Católica Argentina Santa María de los Buenos Aires, abril de 1999):Os usuários do método estavam satisfeitos com a freqüência da relação sexual sugerida por este método de planejamento familiar, que é econômico e pode ser especialmente valioso par aos países em vias de desenvolvimento (Cf. R.E.J. Ryder, British Medical Journal, Vol. 307, edição de 18 de setembro de 1993, págs. 723-725).
Estes são os índices muito altos e certamente não só alcançam como superam a muitos dos métodos artificiais mais eficazes. Lamentavelmente, as campanhas de descrédito dos métodos naturais respondem não a bases científicas mas a preconceitos ideológicos e interesses econômicos.–o índice para o Método Sintotérmico em matrimônios altamente motivados para evitar a gravidez é de 97.2% (Cf. Guia para a prestação de serviços de PFN.
OMS. Genebra, 1989).–o índice para o Método Sintotérmico é de 97.7% (idem).
Fonte: ACI Digital


Em nota, CNBB lamenta legalização do aborto de feto sem cérebro


Em nota divulgada na noite desta quinta-feira (12), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disse que "lamenta profundamente" a decisão do Supremo Tribunal Federal que considerou não ser crime o aborto de fetos que se desenvolvem sem cérebro ou parte dele.

O texto, assinado pelo presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, e pelo secretário geral da entidade, bispo Leonardo Ulrich Steiner, afirma que os princípios da inviolabilidade do direito à vida, da dignidade da pessoa humana e da promoção do bem, inscritos na Constituição, "referem-se tanto à mulher quanto aos fetos anencefálicos".
Os fetos anencefálicos, como todos os seres inocentes e frágeis, não podem ser descartados e nem ter seus direitos fundamentais vilipendiados!"
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
"Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso. A ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não aceita exceções. Os fetos anencefálicos, como todos os seres inocentes e frágeis, não podem ser descartados e nem ter seus direitos fundamentais vilipendiados!", diz outro trecho.
A nota inicia dizendo que a decisão do STF não levou em conta a prerrogativa do Congresso em legislar. No final, a entidade católica diz se basear "em argumentos teológicos éticos, científicos e jurídicos", e nega "qualquer argumentação que afirme tratar-se de ingerência da religião no Estado laico".
No julgamento desta quinta, os ministros do Supremo decidiram, por 8 votos a 2, que  grávidas de fetos anéncefalos poderão optar por interromper a gestação com assistência médica.
Eles ressaltaram que o entendimento não autoriza "práticas abortivas", nem obriga a interrupção da gravidez de anencéfalo. Apenas dá à mulher a possibilidade de escolher ou não o aborto em casos de anencefalia sem correr o risco de punição penal.
Domingo, 08 de abril de 2012, 12h23

Mensagem Bento XVI - Urbi et Orbi - 08/04/2012

Boletim da Santa Sé



Amados irmãos e irmãs de Roma e do mundo inteiro!

«Surrexit Christus, spes mea – Ressuscitou Cristo, minha esperança» (Sequência Pascal).

A todos vós chegue a voz jubilosa da Igreja, com as palavras que um antigo hino coloca nos lábios de Maria Madalena, a primeira que encontrou Jesus ressuscitado na manhã de Páscoa. Ela correu ao encontro dos outros discípulos e, emocionada, anunciou-lhes: «Vi o Senhor!» (Jo 20, 18). Hoje também nós, depois de termos atravessado o deserto da Quaresma e os dias dolorosos da Paixão, damos largas ao brado de vitória: «Ressuscitou! Ressuscitou verdadeiramente!»

Todo o cristão revive a experiência de Maria de Magdala. É um encontro que muda a vida: o encontro como um Homem único, que nos faz sentir toda a bondade e a verdade de Deus, que nos liberta do mal, não de modo superficial e passageiro mas liberta-nos radicalmente, cura-nos completamente e restitui-nos a nossa dignidade. Eis o motivo por que Madalena chama Jesus «minha esperança»: porque foi Ele que a fez renascer, que lhe deu um futuro novo, uma vida boa, liberta do mal. «Cristo minha esperança» significa que todo o meu desejo de bem encontra n’Ele uma possibilidade de realização: com Ele, posso esperar que a minha vida se torne boa e seja plena, eterna, porque é o próprio Deus que Se aproximou até ao ponto de entrar na nossa humanidade.

Entretanto Maria de Magdala, tal como os outros discípulos, teve de ver Jesus rejeitado pelos chefes do povo, preso, flagelado, condenado à morte e crucificado. Deve ter sido insuportável ver a Bondade em pessoa sujeita à maldade humana, a Verdade escarnecida pela mentira, a Misericórdia injuriada pela vingança. Com a morte de Jesus, parecia falir a esperança de quantos confiavam n’Ele. Mas esta fé nunca desfalece de todo: sobretudo no coração da Virgem Maria, a mãe de Jesus, a pequena chama continuou acesa e viva mesmo na escuridão da noite. A esperança, neste mundo, não pode deixar de contar com a dureza do mal. Não é apenas o muro da morte a criar-lhe dificuldade, mas também e mais ainda as aguilhoadas da inveja e do orgulho, da mentira e da violência. Jesus passou através desta trama mortal, para nos abrir a passagem para o Reino da vida. Houve um momento em que Jesus aparecia derrotado: as trevas invadiram a terra, o silêncio de Deus era total, a esperança parecia reduzida a uma palavra vã.

Mas eis que, ao alvorecer do dia depois do sábado, encontram vazio o sepulcro. Depois Jesus manifesta-Se a Madalena, às outras mulheres, aos discípulos. A fé renasce mais viva e mais forte do que nunca, e já invencível porque fundada sobre uma experiência decisiva: «Morte e vida combateram, / mas o Príncipe da vida / reina vivo após a morte». Os sinais da ressurreição atestam a vitória da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio, da misericórdia sobre a vingança: «Vi o túmulo de Cristo, / redivivo e glorioso; / vi os Anjos que o atestam, / e a mortalha com as vestes».

Amados irmãos e irmãs! Se Jesus ressuscitou, então – e só então – aconteceu algo de verdadeiramente novo, que muda a condição do homem e do mundo. Então Ele, Jesus, é alguém de quem nos podemos absolutamente fiar, confiando não apenas na sua mensagem mas n’Ele mesmo, porque o Ressuscitado não pertence ao passado, mas está presente e vivo hoje. Cristo é esperança e conforto de modo particular para as comunidades cristãs que mais são provadas com discriminações e perseguições por causa da fé. E, através da sua Igreja, está presente como força de esperança em cada situação humana de sofrimento e de injustiça.

Cristo Ressuscitado dê esperança ao Oriente Médio, para que todas as componentes étnicas, culturais e religiosas daquele Região colaborem para o bem comum e o respeito dos direitos humanos. De forma particular cesse, na Síria, o derramamento de sangue e adopte-se, sem demora, o caminho do respeito, do diálogo e da reconciliação, como é vivo desejo também da comunidade internacional. Os numerosos prófugos, originários de lá e necessitados de assistência humanitária, possam encontrar o acolhimento e a solidariedade que mitiguem as suas penosas tribulações. Que a vitória pascal encoraje o povo iraquiano a não poupar esforços para avançar no caminho da estabilidade e do progresso. Na Terra Santa, israelitas e palestinos retomem, com coragem, o processo de paz.

Vitorioso sobre o mal e sobre a morte, o Senhor sustente as comunidades cristãs do Continente Africano, conceda-lhes esperança para enfrentarem as dificuldades e torne-as obreiras de paz e artífices do progresso das sociedades a que pertencem.

Jesus Ressuscitado conforte as populações atribuladas do Corno de África e favoreça a sua reconciliação; ajude a Região dos Grandes Lagos, o Sudão e o Sudão do Sul, concedendo aos respectivos habitantes a força do perdão. Ao Mali, que atravessa um delicado momento político, Cristo Glorioso conceda paz e estabilidade. À Nigéria, que, nestes últimos tempos, foi palco de sangrentos ataques terroristas, a alegria pascal infunda as energias necessárias para retomar a construção duma sociedade pacífica e respeitadora da liberdade religiosa dos seus cidadãos.
Boa Páscoa para todos! 

fonte:http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=285830

Alegria e fé marcam a Jornada Arquidiocesana da Juventude


“Uma igreja sem a presença do jovem nunca será uma igreja marcada pela alegria”, disse dom Walmor Oliveira de Azevedo no encerramento da Celebração Eucarística que marcou a Jornada Arquidiocesana da Juventude neste domingo, dia primeiro. O evento, que teve início na Praça do Papa, contou com a presença do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom João Justino de Medeiros, padres, diáconos e religiosos.
No início da tarde, dom João Justino e milhares de jovens se reuniram na Praça do Papa para o momento cultural, marcado por oração, música e dança. Ao se dirigir à juventude, recordou a visita do bem-aventurado João Paulo II em 1980. Em seguida, dom João Justino abençoou os fiéis, que iniciaram a caminhada em direção ao Santuário de Adoração Perpétua –Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, onde foi realizada a Missa.
Durante sua homilia, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte destacou que a vida é marcada por dificuldades, mas que Deus está presente e não nos abandona. “Peça ao Senhor a força para ser fiel; a fidelidade supõe a firmeza no caminho de Jesus”, enfatizou dom Justino.
 
Após o momento da Comunhão Eucarística, o arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira, agradeceu a presença da juventude na arquidiocese e destacou a realização da Jornada Mundial da Juventude como caminho fecundo de missão. Também convidou os jovens para aceitarem o desafio de seguir Cristo na vida sacerdotal e religiosa.
fonte:http://www.arquidiocesebh.org.br/site/noticias.php?id_noticia=3459

 

Missa da Unidade contará com iniciativa de apoio à Campanha da Fraternidade 2012


A Missa da Unidade, que será celebrada na próxima Quinta-feira Santa, 5 de abril, contará com uma iniciativa voltada para a promoção da saúde pública: testes gratuitos para detectar a hepatite tipo C.

Trata-se de um gesto concreto a partir do tema da Campanha da Fraternidade 2012: “Fraternidade e Saúde pública”. A iniciativa, que conta com o apoio das arquidioceses de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro - no âmbito do legado da Jornada Mundial da Juventude, está sendo promovida pela Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH). Ao todo, poderão ser realizados mil testes, em uma tenda que ficará na entrada do Mineirinho, local onde será realizada a Missa da Unidade.

Estima-se que no Brasil existam 3 milhões de pessoas com Hepatite C, uma doença grave, transmitida principalmente a partir do contato com o sangue infectado. A Hepatite C tem cura e seu diagnóstico precoce é muito importante já que a doença, se não for tratada, leva ao desenvolvimento de câncer no fígado.

Fonte: http://www.arquidiocesebh.org.br/site/noticias.php?id_noticia=3441

Mensagem do Papa Bento XVI para a 27ª Jornada Mundial da Juventude
O Papa Bento XVI divulga mensagem para 27ª Jornada Mundial da Juventude, que será celebrada no próximo Domingo de Ramos, em âmbito diocesano. A recordação do encontro de Madri, no último mês de agosto, ainda está presente no coração do Papa. De fato, afirma na sua mensagem, “foi um momento extraordinário de graça, durante o qual o Senhor abençoou os jovens ali presentes, vindos do mundo inteiro”.
“Dou graças a Deus pelos muitos frutos que a Jornada suscitou e que no futuro seguirão multiplicando-se entre os jovens e as comunidades às quais pertencem. Agora nós estamos nos dirigindo para o próximo encontro no Rio de Janeiro no ano de 2013, que terá como tema ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’ (cf. Mt 28,19), diz a mensagem do Papa.
O tema da Jornada Mundial da Juventude deste ano é tirado da Carta do Apóstolo São Paulo aos Filipenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (4,4). “De fato a alegria é um elemento central da experiência cristã. Também experimentamos em cada Jornada Mundial da Juventude uma alegria intensa, a alegria da comunhão, a alegria de sermos cristãos, a alegria da fé. Esta é uma das características desses encontros”, diz Bento XVI.
O Papa continua sua mensagem afirmando que “a Igreja tem a vocação de levar a alegria ao mundo, uma alegria autêntica e duradoura, a dos anjos que anunciaram aos pastores de Belém o nascimento de Jesus”.
Deus não somente falou, não somente realizou sinais prodigiosos na história da humanidade, mas se fez tão próximo que chegou a se fazer um de nós, percorrendo todas as etapas da vida do homem. No difícil contexto atual, muitos jovens, ao redor de vocês, têm uma grande necessidade de sentir que a mensagem cristã é uma mensagem de alegria e esperança. 
Na sua mensagem o Papa quer então refletir com os jovens sobre esta alegria, sobre os caminhos para encontrá-la, para que eles possam vivê-la cada vez com mais profundidade e serem mensageiros dela entre aqueles que os circundam.
O texto da mensagem está dividido em sete pontos: Nosso coração foi feito para a alegria; Deus é a fonte da verdadeira alegria; Conservar no coração a alegria cristã; A alegria do amor; A alegria da conversão; A alegria nas provas; Testemunhas da alegria.
Na última parte da mensagem o Papa Bento XVI convida os jovens a serem missionários da alegria. Não se pode ser feliz se os demais não são felizes. Por isso é necessário compartilhar a alegria. “Vão contar aos demais jovens a sua alegria de ter encontrado aquele tesouro precioso que é Jesus. Não podemos conservar para nós a alegria da fé; para que esta possa permanecer em nós, temos que transmiti-la”, disse.

 ‘Ação Saúde’ oferecerá atendimentos gratuitos em Itapeva, SP

‘Ação Saúde’ oferecerá atendimentos gratuitos em Itapeva, SP

No próximo sábado (31) será realizada a segunda edição do projeto ‘Ação Saúde’ em Itapeva(SP). Organizado pela Pastoral da Saúde da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e pela equipe responsável pelos trabalhos da Campanha da Fraternidade de 2012 – ‘Fraternidade e Saúde Púbica’, serão oferecidos diversos serviços gratuitos aos moradores.
A Ação da Saúde consiste em um trabalho assistencial oferecendo teste de glicemia, medição de pressão arterial, avaliação bucal, prevenção de doenças, corte de cabelo, manicure, programas de assistência social, orientações de advogados, orientações pastorais, atividades para crianças.
O projeto será realizado na escola ‘Maria de Jesus Klocker’, na Vila Novo Horizonte, das 08 às 12h. Este evento contará com a presença de Dom Mauro Morelli, bispo emérito da Diocese de Duque de Caxias (RJ) e Presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG) e Dom José Moreira de Melo, bispo diocesano de Itapeva.

Fonte: 

http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2012/03/acao-saude-oferecera-atendimentos-gratuitos-em-itapeva-sp.html

Bento XVI tem o dia mais político de sua visita à Cuba

France Presse
SANTIAGO DE CUBA, 27 Mar 2012 (AFP) -O Papa Bento XVI terá nesta terça-feira o dia mais político de sua visita a Cuba, durante o qual terá um encontro com o presidente Raúl Castro no Palácio da Revolução de Havana, e talvez com seu irmão, Fidel.
Pela manhã, o Papa visitou o santuário da Virgem da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba, e orou pelos "cubanos privados de liberdade" e para que o país "avance por caminhos de renovação e esperança".
O Papa disse que "suplicou à Virgem Santíssima pelas necessidades dos que sofrem, dos que estão privados de liberdade, separados de seus entes queridos ou passam por graves momentos de dificuldade", afirmou.
"Vim como peregrino até a casa da bendita imagem de Nossa Senhora da Caridade, 'la Mambisa', como vocês a invocam afetuosamente", contou o pontífice ante centenas de fiéis reunidos do lado de fora da Basílica Menor de El Cobre.
O Papa pediu à Virgem para que os jovens "não sucumbam a propostas que deixam a tristeza para trás, em alusão às drogas, ao hedonismo, à prostituição e à permissividade sexual", que a Igreja condena.
Também fez uma oração especial pela "população do Haiti, que ainda sofre com as consequências do terremoto de dois anos atrás".
Segundo a tradição, uma imagem de madeira da santa, com a inscrição "Eu sou a Virgem da Caridade", foi encontrada no mar por dois pescadores indígenas e um escravo em 1612. Foi levada então para a mina de El Cobre, perto de Santiago (sudeste da ilha), e ficou associada à história da libertação cubana, especialmente à luta contra a escravidão no século XIX.
"Sua presença neste povoado de El Cobre é um presente dos céus para os cubanos", afirmou Bento XVI. Um dos motivos da visita papal é a celebração dos 400 anos da descoberta da imagem da Virgem.
À tarde, Bento XVI se reunirá com Raúl Castro, com quem deve abordar o estado das relações entre o governo e uma Igreja convertida em interlocutor político privilegiado e muito ativa no terreno social, 14 anos depois da histórica visita de João Paulo II.
Raúl Castro esteve presente na primeira fila na missa campal que o Papa oficializou em Santiago de Cuba, na segunda-feira.
Mas as expectativas estão centradas num possível encontro entre Joseph Ratzinger e o pai da revolução cubana, Fidel Castro, de 85 anos, afastado do poder desde 2006. Apesar de o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, ter advertido prudentemente na véspera que não sabia dizer se o encontro ocorreria, a reunião parece provável.
Ex-aluno dos jesuítas, Fidel Castro, que expressou sua admiração por João Paulo II, manifestou seu desejo de se reunir com Bento XVI e o Vaticano manifestou a disponibilidade do pontífice.
Existem também especulações sobre a possível presença do presidente venezuelano, Hugo Chávez, que se trata de um câncer em Cuba. No entanto, nenhum pedido neste sentido foi feito à delegação do Papa.
Apesar de não haver uma reunião prevista entre o pontífice e a dissidência, a presença papal na ilha agita a oposição e a Igreja tomou distância dos protestos mais violentos.
Segundo um grupo de oposição, 150 ativistas opositores foram presos de maneira preventiva nos últimos dias para impedir que se manifestem durante a estada do Papa e os telefones de muitos dissidentes foram desconectados.
"Como parte das medidas repressivas adotadas pelo regime, centenas de telefones fixos e de celulares de dissidentes, jornalistas independentes, blogueiros e outros ativistas da sociedade civil foram desconectados", denunciou a Comissão Cubana de Direitos Humanos, chefiada pelo dissidente Elizardo Sánchez.
De Miami, duas pequenas frotas de exilados cubanos anticastristas devem cruzar nesta terça-feira o Estreito da Flórida com o objetivo de chegar a cerca de 20 km de Havana quando o Papa se reunir com Raul e Fidel Castro, disse seu promotor.
"O mau tempo está colocando em perigo a partida da segunda flotilha, mas a primeira deve sair durante esta manhã para ficar diante da costa cubana às 19H00 local", disse à AFP Ramón Saúl Sánchez, presidente do Movimento Democracia em Miami.
Segundo Sánchez, "é necessário que o mundo saiba que estão prendendo os dissidentes em todo o país e sob técnicas que nem o Papa, nem seu corpo de segurança, poderão se dar conta".
"Estão indo às casas dos dissidentes cubanos para que não se dirijam às igrejas e estão colocando um guarda na porta. Muitos estão tendo seus celulares desconectados", disse, confirmando informações similares divulgadas por outras organizações de exilados cubanos em Miami, onde vive a maior população de opositores ao regime comunista da ilha caribenha.
A prudência de Bento XVI, a ausência de um apelo explícito pelos presos políticos ou pela liberdade, são lamentadas por alguns dissidentes.
No entanto, o número dois d Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, vai se encontrar com o vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura, e os temas mais sensíveis dessa visita - presos políticos, embargo americano contra Cuba, direitos dos católicos em campos como o ensino - devem ser abordados nesta ocasião.


Fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/03/bento-xvi-tem-o-dia-mais-politico-de-sua-visita-a-cuba.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário